Na manhã desta quarta-feira (10), famílias em situação de vulnerabilidade social receberam o cartão do programa Mães de Goiás e alunos da rede pública municipal foram presenteados com chromebook para proporcionar ensino com melhor qualidade. Além disso, o caminhão da Organização Voluntárias de Goiás (OVG) atendeu a comunidade e disponibilizou itens básicos de enxoval para gestantes, cadeira de rodas, muletas, bengalas, andadores e colchões especializados para tratamento de pacientes acamados, entre outros itens.

O projeto Mães de Goiás disponibiliza o valor de R$ 250,00 para serem utilizados em mercados e estabelecimentos cadastrados no município. A proposta busca ajudar aqueles que possuem baixa renda e necessitam de alimentação básica, com crianças de 0 a 6 anos de idade. Foram mais de 1.500 famílias beneficiadas. “Esse benefício chegou em boa hora pois, nesse momento de crise muitas famílias não estão conseguindo por comida dentro de casa. Então, vai ajudar muitas pessoas, assim como ajudará minha família”, contou Roberta Fernandes contemplada com o cartão do projeto.

O cenário atual que nossa sociedade enfrenta mostrou a importância de atrelar a educação com a tecnologia e como essa união é possível transformar a rotina dos estudantes brasileiros. No entanto, esse processo de adaptação não foi acessível a todos e a rede pública enfrentou inúmeras dificuldades. Por isso, a distribuição dos chromebook quebra mais uma barreira no ensino básico, permitindo que novos caminhos sejam traçados pelos jovens.

Kaylanne Kira, aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Desembargador Dilermando Meireles (CEDDIM), recebeu o aparelho eletrônico e expressou alegria com a novidade. “Receber os chromebooks vai ser extremamente importante para nós alunos, vamos poder estudar com mais qualidade”, disse.

A comunidade valparaisense também foi atendida pela equipe da OVG na unidade móvel para receber kits básicos para gestantes como: enxoval, banheira para recém nascido, fórmula infantil e aparelhos para pessoas com necessidades específicas de saúde. Além disso, fraldas geriátricas e infantis tem distribuição contínua. “Nosso intuito é auxiliar a comunidade que precisa dessa assistência e não tem condições financeiras de obter esses itens”, explicou a gerente de benefícios sociais, Natália Grandi.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve presente e pontuou sobre sua satisfação em poder proporcionar esses auxílios aos cidadãos goianos. “O objetivo é proporcionar a essas crianças qualidade de vida, para que elas tenham o mesmo potencial de desenvolvimento intelectual que as demais. Estamos cumprindo uma função em prol do resgate da dignidade das escolas públicas e combate à pobreza também”, pontuou Caiado.

Toda essa ação foi promovida pelo o Governo do Estado de Goiás com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o programa Goiás Social, em parceria com o Governo Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, bem como Secretaria Municipal de Educação.

Entendendo os desafios enfrentados pelos brasileiros, o Governo da cidade tem o cuidado de manter a assistência aos moradores de Valparaíso. Para o prefeito Pábio Mossoró dedicar atenção para essas pautas faz a diferença na sociedade. “Passar por essa pandemia colocou mais famílias em situações de crise, ter esse programa inovador para auxiliar as famílias carentes será proporcional ao menos um alimento digno”, explicou o chefe do Poder Executivo Municipal